fbpx

4 dicas vitais para manter os cuidados com a barba

Deixou a barba crescer, suportou toda aquela coceira que rola no começo quando a barba ainda tá meio pontuda e irregular, para finalmente se orgulhar da grande barba que conquistou. Agora o próximo passo é aprender essas 4 dicas vitais para manter os cuidados com a barba.

Então o que será que é preciso para que sua barba possa crescer de uma maneira mais saudável e com uma aparência mais agradável e adequada? Afinal de contas ninguém quer parecer que foi arrastado para fora de uma caverna. O segredo é ter uma rotina de cuidados com a barba.

Mas fique tranquilo, mermão, você não vai precisar passar horas todos os dias na frente do espelho. Você pode, se quiser, mas cuidar leva menos tempo do que ter que pegar sua lâmina e raspar ela todos os dias.

Vou dar algumas dicas sobre como manter essa barbona braba aí e você poderá criar sua própria rotina a partir disso de acordo com o que achar que se encaixa melhor no seu perfil.

1 – Corte da sua barba

Se liga, em algum momento você vai precisar manter sua barba bem apresentável, e isso significa que você precisa realizar uma manutenção em sua barba aparando e mantendo um desenho. Agora, mesmo que o ideal fosse ir ao barbeiro a cada 3-4 semanas, mas sei que não é realidade de todos, no entanto, você pode realizar esse processo sozinho… e para ser honesto, isso pode ser até terapêutico.

  • Se você for bom no manuseio, utilize uma navalha, então você poderá raspar a linha da bochecha com mais precisão, caso queira. Uma lâmina de barbear ajustável pode te ajudar nessa tarefa também.
  • Não apare quando sua barba estiver molhada. Depois de seco, o cabelo da barba encolherá e você perderá a uniformidade.
  • Enquanto você ainda têm o hábito de cuidar do aparo da sua barba sozinho, comece com pequenos cortes e bem devagar, até se sentir à vontade com a navalha ou a lâmina de barbear. Sem pressa aqui, é da sua barba que estamos falando e um erro pode arruinar tudo.
  • Penteie bem sua barba para que fique bem alinhada e então comece a aparar os fios mais longos e soltos. Faça isso algumas vezes até que comece a tomar um pouco mais de forma.
  • Agora, retire um aparador de barba, se você tiver um, adicione o acessório mais longo e siga suavemente o formato da barba para baixo lentamente. Não suba, pois você pode prender a barba e vai fazer cagada. Continue movendo em torno da barba lentamente e forma à medida que avança.
  • Por último, não se esqueça de manter esse bigode em dia, principalmente na região dos lábios, jamais deixe o bigode cobrir a boca. Você não quer parecer o Leôncio do Pica Pau. Penteie para baixo e com a tesouro no meio do lábio superior, apare os pelos em uma direção até o canto da boca. É preciso que você seja capaz de ver todo o lábio, e então você saberá que está tudo certo.

2 – Para os cuidados com a barba, mantenha ela sempre limpa.

Quando se fala em manutenção da barba, muito se fala sobre o óleo e o balm em cera para barba. Eles são importantes para a hidratação, mas te explico jajá, vamos falar primeiro sobre a limpeza da barba que é o primeiro passo aqui.

Higienizar a barba com um shampoo de barba (nunca um shampoo comum, viu!) elimina toda a pele morta, poeira e restos de comida. Isso não apenas parece mais saudável, mas também impede que os folículos fiquem bloqueados e promove o crescimento da barba.

O shampoo para barba junto com o condicionador também amaciam a barba, o que a torna muito mais fácil de manter.

O shampoo de barba é usado de forma muito parecida com o shampoo comum: coloque uma quantidade que condiz com sua barba na palma da mão e faça uma espuma antes de levar as mãos para a barba. Feito isso, leve essa espuma ao rosto e massageie, garantindo que toda a barba seja ensaboada. Em seguida, enxágue bem o shampoo com água morna e seque com um toalha ou secador em temperatura fria ou morna.

Para ampliar os cuidados, adicione condicionador à essa rotina, a aplicação vem logo em seguida do shampoo e ele fecha novamente as escamas do fio que foram abertas pelo shampoo.

E detalhe, quando for secar, nada de esfregar a toalha, vá pressionando com cuidado para secar aos poucos ou use o secador para isso.

3 – Hidratação

Nosso corpo já produz hidratação o tempo todo, no caso da barba e de outros pelos pelo corpo, há uma glândula sebácea próxima a raiz de cada fio e é ela quem produz um óleo natural para hidratar e proteger a barba. Então quer dizer que não precisa se preocupar com hidratação? Errado! Acontece que essa hidratação natural talvez não seja o suficiente, pois depois que sua barba passa de certo tamanho, os fios começam a ficar distantes do rosto e acabam ficando ressecados e, por consequência, quebradiços.

Isso sem falar que o rosto é uma área na qual estamos sempre lavando, ou seja, essa hidratação natural praticamente não existe pois estamos sempre removendo-a.

Hidratar a barba significa cuidar para que não só a raiz da barba fique bem protegida, mas também toda a extensão dos fios e até mesmo a pele. Pense que assim: nós precisamos beber água, senão morremos, então porque seria diferente com sua barba?

Além do ressecamento que já mencionamos, há diversos outros problemas que podem surgir de uma barba desidratada, como é o caso da Dermatite na Barba.

Para evitar todos os problemas citados acima, não tem segredo, existem produtos que podem ajudar a manter a hidratação da sua barba durante o dia, protegendo-a de ressecamentos ou até mesmo de uma aparência mais bagunçada. Balm de Barba em cera e Óleo de Barba são fundamentais para realizar este cuidado. Vamos conferir abaixo os pontos fortes de cada um e entender sua utilidade.

Balm em cera Black Barts tem como função principal modelar sua barba, controlando os fios rebeldes causados pelo frizz, hidratando e amaciando intensamente sua barba, além de nutrir e resgatar o brilho natural e saudável da sua barba. É ideal para combater as agressões naturais sofridas diariamente vindas da poluição, poeira, sol, baixa umidade, entre outras.

Óleo para Barba

Óleo para Barba Black Barts, além de potencializar o crescimento da sua barba, promove hidratação intensa, resgatando o brilho natural e saudável, nutrindo com maciez e fortalecendo os fios. Auxilia a manter os fios alinhados e ameniza os odores provocados por comida e outros fatores.

 

4 – Mantendo a saúde da sua barba em dia

Ter uma rotina saudável para os cuidados com a sua barba vai além de apenas utilizar produtos, então vamos comentar um pouco a respeito da importância de uma boa alimentação. Uma boa alimentação realmente ajuda no crescimento?

A resposta é sim! Vários nutrientes presentes em alguns alimentos servem como influências positivas caso queira fazer a barba crescer.

Uma alimentação correta ajuda a acelerar o crescimento da barba, sim. Alimentos com grande quantidade de Vitamina DZinco e Magnésio, ajudam bastante no crescimento da barba. Esses alimentos, que afetam de forma positiva o crescimento da sua barba, devem ser consumidos diariamente.

· Chocolate Amargo: Ajuda na circulação sanguínea, e também deixa os fios mais resistentes.

· Nozes: Estimulam o crescimento dos fios e também deixa barba com muito brilho e vida.

· Uva passa: Estimula a produção de testosterona, hormônio responsável pelo crescimento da barba.

· Abacate: Ajuda a manter a saúde da pele e dos fios, é muito importante para o crescimento dos fios.

· Cenoura: Ajuda não só o crescimento dos fios, como também na proteção dos pelos.

· Salmão: Um dos principais alimentos que ajudam no crescimento da barba.

· Ovos: Rico em proteína e biotina, dois compostos que ajudam a ter uma barba grande e saudável.

· Leite: Ajuda os fios da barba a crescerem de forma saudável.

Esses são alimentos ricos em vitaminas, proteínas e biotina, que são essenciais para que sua barba cresça mais rápido, fazendo ela ficar grande, cheia, volumosa e com fios mais fortes e saudáveis.

Além disso, exercícios físicos e boas noites de sono, também são fundamentais para os cuidados com sua barba.

Gostou? Então confira também nossa matéria sobre dicas infalíveis para a barba crescer mais rápido.

Compartilhe:

Facebook
Telegram
WhatsApp
Pinterest

Social Media

Mais vistos

hey!

Se inscreva e receba nossas novidades

Odiamos spam. Pode ficar tranquilo que não faremos você passar por isso.

Categorias