fbpx

Maquininha ou lâmina? Qual é a melhor forma de barbear?

Você que tem barba e precisa delinear em casa ou então não tem barba e gosta de manter o barbear em dia sem ter que sofrer com irritações e outros problemas, já deve ter pensado: o que é melhor para o barbear, Maquininha de barbear ou lâmina de barbear?

No fim o que importa é ter a barba bem feita, mas a dúvida entre barbeador elétrico ou lâmina precisa acabar aqui (pelo menos vamos tentar).

Para te ajudar a escolher a melhor opção, que além de prático seja melhor ao seu estilo de barbear, vamos trazer os prós e contras de cada um.

Barbeador elétrico (vulgo maquininha)

Existem uma variedade deles e sua qualidade também pode variar, afinal existem diversas faixas de preço, modelos e marcas. Os tipos costumam ser ou a maquininha linear ou a rotativa. São cheios de apetrechos, como pentes, duas ou três cabeças, detalhes que ajudam no desenhar da barba, alguns são na bateria outros na tomada e por aí vai.

Alguns homens utilizam com a pele seca, mas quem utiliza modelos mais caros sabe que alguns são à prova d’água e também podem ser utilizados com a pele úmida, no chuveiro e com gel de barbear.

Quais são suas vantagens?

Vantagens:

  • Rapidez: o barbear é mais rápido, fazendo a gente economizar tempo que pode ser gasto em outras atividades. Como dormir mais alguns minutos de manhã.
  • Desenho dos contornos: o trimmer integrado facilita o desenho das linhas do pescoço, do bigode e das costeletas. Nem todos os aparelhos com lâmina dispõem de trimmer (só os mais caros, aliás).
  • Praticidade: o barbeador elétrico pode ser usado em qualquer lugar, no carro, no escritório, e até sem espelho, para quem tem mais prática. Também não é preciso se preocupar em trocar cartuchos com lâminas gastas.
  • Segurança: o barbeador oferece menos risco de cortes, arranhões e pelo encravado.
  • Versatilidade: os aparadores que também são barbeadores permitem aparar os pelos na altura desejada sem eliminá-los completamente, como faz a lâmina.
  • Economia: o barbeador custa mais caro que o aparelho de lâminas, mas em longo prazo é bem mais econômico.

Desvantagens:

  • Adaptação: pode demorar alguns dias ou até semanas para a pele e os pelos se adaptarem ao corte do barbeador.
  • Dificuldade em barbas longas: as lâminas rotativas do barbeador elétrico enroscam e puxam os fios de barba longos. Quem costuma ficar muitos dias sem barbear precisa cortar bem rente os pelos antes de usar o barbeador elétrico.
  • Duração da bateria: vacilar ao recarregar a bateria ou esquecer de trocar as pilhas pode deixar você na mão no meio do barbear.
  • Limpeza: o aparelho precisa ser limpo periodicamente e o processo não é tão simples quanto o do da lâmina de barbear, que só precisa ser colocada sob a torneira.
  • Preço: dependendo da escolha, um barbeador top de linha pode chegar a custar mais de R$ 1.000,00.

Lâmina de barbear

Cartuchos de barbear com duas lâminas são mais baratos, mas o ideal é optar por cartuchos de três a cinco lâminas, com fita lubrificante, porque a diferença é gritante. A fita lubrificante, aliás, é indispensável para fazer a lâmina deslizar mais suavemente. Os aparelhos com cabeça móvel também se ajustam melhor aos contornos do rosto, evitando cortes. Repare também se o cartucho tem aparador, que é um plus para barbear com mais facilidade embaixo do nariz, bigode e costeleta.

Vantagens:

Barbear rente: a lâmina proporciona barbear bem rente, que dura mais tempo.

Esfoliação da pele: a lâmina retira as células mortas da camada superficial da pele, agindo quase como uma esfoliação que ajuda a abrir espaço para a produção de células novas.

Economia: a reposição das lâminas é mais barata e em longo prazo o aparelho pode ser uma opção mais econômica do que o barbeador elétrico.

Desvantagens:

Pouca durabilidade dos cartuchos: alguns homens conseguem esticar ao máximo a vida útil das lâminas, mas quem tem pele sensível deve trocar a cada 3 ou 4 usos.

Reposição das lâminas: é fácil esquecer de comprar cartuchos novos e descobrir que as lâminas estão péssimas justamente na hora de se barbear.

Risco de cortes: qualquer vacilada com a lâmina pode provocar um belo corte, bem visível no meio da cara.

Barbear demorado: um barbear preciso e perfeito demora um tempinho, porque deve ser feito com paciência e sem pressa.

Pouca adaptabilidade ao rosto: só os aparelhos mais caros dispõem de cabeças móveis que se adaptam aos contornos do rosto.

Alguns detalhes a mais

E tendo tudo isso em vista o que nós. da Black Barts, aconselhamos? Apesar de depender muito mais de uma questão de gosto, há alguns pontos relevantes que precisamos citar que podem te ajudar a tomar uma melhor decisão.

Se você está querendo deixar a barba crescer, raspar com a lâmina pode não ser uma boa ideia, já que o ato pode causar obstrução dos poros com mais facilidade. Quem está realizando a terapia de crescimento de barba Grow! por exemplo não pode nem passar perto de uma lâmina.

Mas isso significa ficar sem barbear? Pelo contrário, nesses casos o melhor a se fazer é utilizar uma maquininha, já que ela não irá remover os fios pela raiz e nem danificar a pele, o que pode ser ideal para você que precisa delinear, mas não quer correr o risco de fechar poros cicatrizando a pele com a lâmina.

Agora é só olhar todos os pontos e escolher qual é a que mais combina com seu estilo, mermão.

fonte: homemnoespelho.com.br

Compartilhe:

Facebook
Telegram
WhatsApp
Pinterest

Social Media

Mais vistos

hey!

Se inscreva e receba nossas novidades

Odiamos spam. Pode ficar tranquilo que não faremos você passar por isso.

Categorias