fbpx

Como cuidar da hidratação da sua barba

Todo barbudo em algum momento se dará conta que precisa realizar hidratação na barba, seja por problemas na barba causados pela ausência desse processo fundamental, seja por ter se interessado em deixar a barba crescer de forma correta e saudável. O fato é que muitos não entendem o quanto a hidratação é algo que não pode ser ignorado se você deseja ter uma barba grande e forte.

Mas como fazer isso? Por que hidratar? Como hidratar? Fique tranquilo, responderemos tudo isso a seguir e pode dar adeus aos dias de barba ressecada e quebradiça.

O que é hidratação?

Nosso corpo já produz hidratação o tempo todo, no caso da barba e de outros pelos pelo corpo, há uma glândula sebácea próxima a raiz de cada fio e é ela quem produz um óleo natural para hidratar e proteger a barba. Então quer dizer que não precisa se preocupar com hidratação? Errado! Acontece que essa hidratação natural talvez não seja o suficiente, pois depois que sua barba passa de certo tamanho, os fios começam a ficar distantes do rosto e acabam ficando ressecados e, por consequência, quebradiços.

Isso sem falar que o rosto é uma área na qual estamos sempre lavando, ou seja, essa hidratação natural praticamente não existe pois estamos sempre removendo-a.

Hidratar a barba significa cuidar para que não só a raiz da barba fique bem protegida, mas também toda a extensão dos fios e até mesmo a pele. Pense que assim: nós precisamos beber água, senão morremos, então porque seria diferente com sua barba?

Por que devo hidratar minha barba?

Além do ressecamento que já mencionamos, há diversos outros problemas que podem surgir de uma barba desidratada, como é o caso da Dermatite na Barba. Esse é um problema em que nome já assusta por si só não é? É um problema que está intimamente relacionado à forma como você cuida da sua barba, mas temos um texto incrível que mostra todos os sintomas e como tratar a Dermatite na Barba.

Coceiras e irritações são bastante comuns em uma barba que não está hidratada. Para quem tem barba grande, a causa pode ser a ausência de hidratação dos fios. Deixar de realizar esse cuidado causa ressecamento dos fios e deixa-os com um toque abrasivo, que em contato com a pele acaba gerando a irritação da região (aí começa a coçar e incomodar).

Quem possui pele oleosa talvez pense que não precise de hidratação, já que tem oleosidade demais e se for utilizar algum produto para barba isso irá agravar o problema, mas não é bem assim. Existem muitas formas de acabar tendo uma pele oleosa: lavar o rosto muitas vezes, não beber água, usar água quente para lavar o rosto, alimentos gordurosos e mais uma variedade de coisas que você pode conferir melhor em nosso post exclusivo para quem tem pele oleosa saber: posso ou não posso utilizar produtos para barba tendo pele oleosa?

As barbas ficam mais rebeldes durante o inverno, isso porque com baixas temperaturas, os fios passam a ficar mais ressecados, causando mais quedas que o normal. Isso pode acabar com sua barba em um piscar de olhos. As pessoas tendem a beber menos água durante esse período do ano, o que acaba afetando diretamente a hidratação da barba, mas como então manter os fios hidratados? É o que veremos a seguir.

Como hidratar minha barba

Para evitar todos os problemas citados acima, não tem segredo, existem produtos que podem ajudar a manter a hidratação da sua barba durante o dia, protegendo-a de ressecamentos ou até mesmo de uma aparência mais bagunçada. Balm de Barba em cera e Óleo de Barba são fundamentais para realizar este cuidado. Vamos conferir abaixo os pontos fortes de cada um e entender sua utilidade.

Balm para Barba

Balm em cera Black Barts tem como função principal modelar sua barba, controlando os fios rebeldes causados pelo frizz, hidratando e amaciando intensamente sua barba, além de nutrir e resgatar o brilho natural e saudável da sua barba. É ideal para combater as agressões naturais sofridas diariamente vindas da poluição, poeira, sol, baixa umidade, entre outras.

Óleo para Barba

Óleo para Barba Black Barts, além de potencializar o crescimento da sua barba, promove hidratação intensa, resgatando o brilho natural e saudável, nutrindo com maciez e fortalecendo os fios. Auxilia a manter os fios alinhados e ameniza os odores provocados por comida e outros fatores.

Mas como utilizar esses dois? Simples! Para uma barba mais longa, com ela limpa e seca primeiramente, primeiro se usa o Balm para hidratar, nutrir e modelar. Depois que o Balm já estiver seco (5 minutos), espalhe o óleo nas mãos e na barba. O óleo é a proteção que a sua barba precisa, ele vai selar as escamas dos fios de maneira saudável com vitaminas vegetais.

E se sua barba for bem curtinha, utilize apenas o óleo que já estará fazendo um bem enorme a você e sua barba.

Agora você sabe como manter sua barba hidratada, mas como evitar que apareça espinhas no seu rosto? Você confere em nossa matéria que explica o surgimento de acnes e como evitá-las na barba.

Até a próxima, mermão!

Compartilhe:

Facebook
Telegram
WhatsApp
Pinterest

Social Media

Mais vistos

hey!

Se inscreva e receba nossas novidades

Odiamos spam. Pode ficar tranquilo que não faremos você passar por isso.

Categorias