fbpx

Dermatite na barba – sintomas e tratamento

Dermatite é uma palavra que já assusta por si só, mas para quem é barbudo o incômodo é ainda maior. Assim como nosso cabelo (a não ser que você seja careca 😅), a barba também precisa ser bem cuidada a fim de se manter sempre saudável, bonita e forte. Existe muitos problemas que podem botar medo em quem ostenta dos majestosos fios no rosto, mas entre os mais comuns estão os dermatológicos, como as dermatites faciais.

Quem nunca teve uma alergiazinha, uma irritação ou então coceiras e caspa? Sim, por mais que os cuidados com a higiene possam ajudá-lo a prevenir tais coisas, o fato é que nem sempre a culpa é de maus cuidados. Em alguns casos, os motivos são mais relacionados à genética, pele ressecada ou desidratação dos pelos.

Bora entender um pouco melhor sobre cada uma das possíveis causas?

Predisposição genética

Não existe um estudo científico que comprove que uma pessoa irá desenvolver caspa, contudo há diversos estudos que dizem que há uma propensão. Ou seja, a genética pode ser um dos fatores que talvez mais explique os casos de dermatite. Para quem já possui uma predisposição ao desenvolvimento da patologia, a caspa pode acabar se tornando um pouco mais intensa do que em outros indivíduos, sendo afetado inclusive de acordo com o estado emocional da pessoa.

A caspa em alguns casos é consequência direta de uma fase de stress ou um ataque de nervos. Se for o seu caso, a dermatite pode ganhar grande proporção, sendo necessário que você chegue ao limite e precise raspar a barba para tratar diretamente a pele.

Ressecamento e desidratação

A pele seca ou ressecada costuma descamar com mais facilidade, e se há excesso de pelos na região, é quase impossível que a caspa não apareça.

Para evitar que isso aconteça, hidratar bem a pele é essencial. Há produtos próprios para cada tipo de pele, como sabonetes, xampus, óleos para a barba e balms para os pelos. Você pode conferir um pouco mais sobre eles aqui. A água termal pode ser uma aliada importante na hidratação.

A desidratação dos fios é o terceiro motivo para que a caspa apareça. Por eles serem mais grossos e secos, diferentes dos fios de cabelo, a hidratação precisa ser redobrada para prevenção da dermatite. Procure utilizar o Balm e/ou Óleo de barba Black Barts.

Tratamento para dermatite na barba

Especialistas no assunto indicam fazer uma esfoliação na pele, pelo menos, duas vezes por semana. A esfoliação com Esfoliante Grow! remove as células mortas e previne pelos encravados. Lavar a barba após as refeições também é essencial. A limpeza da pele evita que resíduos se alojem nos fios sem que você perceba. Nunca deixe a barba molhada e úmida. Isso pode facilitar e promover a proliferação de fungos e bactérias.

Para evitar a dermatite, use xampus e óleos específicos para a barba. Se você tem problemas já diagnosticados de pele, procure sempre usar a medicação indicada e o tratamento adequado dado a você por um profissional. Uma dica importante: evite o xampu de cabelo na barba, pois geralmente o couro cabeludo é mais oleoso e os produtos são mais fortes. Isso pode ajudar no ressecamento dos fios.

Procure um dermatologista que possa orientar sobre a patologia e o tratamento correto para o seu tipo de pele. Faça a higiene correta e a hidratação da sua pele e fios. Isso vai deixar sua barba mais charmosa!

Siga nosso Insta para mais dicas

Quer receber dicas sobre barba e conferir diversas curiosidades divertidas do universo barbudo? Chega mais, mermão! Em nosso Instagram @blackbartsbr você encontra tudo isso e muito mais.

Até a próxima!

fonte: blog barbarang

Compartilhe:

Facebook
Telegram
WhatsApp
Pinterest

Social Media

Mais vistos

hey!

Se inscreva e receba nossas novidades

Odiamos spam. Pode ficar tranquilo que não faremos você passar por isso.

Categorias