fbpx

Tenho pele oleosa. Posso usar produtos para barba?

Quem possui uma pele oleosa sabe muito bem que os cuidados precisam ser redobrados na pele do rosto. Prevenir a oleosidade excessiva, o entupimento dos poros e aquelas coisinhas irritantes que chamamos de cravos e espinhas. Se você tem barba, mas não sabe se pode ou não utilizar produtos para barba por conta dessa oleosidade, vem comigo que hoje vamos explicar tudo sobre a pele oleosa e se você deve ou não utilizar produtos para barba.

Primeiramente, saiba que você pode SIM ter uma barba, mesmo com uma pele oleosa, então se esse for o seu caso, pode ficar tranquilo pois não existe nenhum tipo de restrição.

O que é a pele oleosa?

A pele oleosa leva este nome devido à alta produção de sebo pelas glândulas sebáceas. Essa condição se torna mais comum durante a adolescência por conta das alterações hormonais – quando os jovens começam a ter um aumento da testosterona, que estimula a glândula sebácea a produzir mais oleosidade, facilitando a formação e o aparecimento de espinhas.

O que causa oleosidade na pele?

Existem muitos fatores que podem levar uma pessoa a ter uma pele oleosa, mas definitivamente os motivos citados abaixo são os mais comuns.

– Lavar o rosto muitas vezes ao dia;
– Usar um produto contraindicado para a pele oleosa;
– Fazer a limpeza de pele com as mãos sujas;
– Usar água quente para lavar o rosto, causando o efeito rebote;
– Falta de hidratação na pele;
– Poluição;
Alimentos gordurosos;
– Se expor ao sol excessivamente e sem proteção.

Por não estarmos suficientemente hidratados, nossa pele e glândulas sebáceas sentem que precisam aumentar sua produção de óleos naturais para que a necessidade de hidratação seja suprida. Isso acaba deixando nossa pele mais oleosa do que o necessário, causando a obstrução de poros e eventuais erupções acneicas.

Mas e então. produtos para barba aumentam a oleosidade?

A resposta é… depende. Por que depende? Existem produtos para barba das mais variadas qualidades, um produto com componentes não-indicados ou que não realizou nenhum tipo de teste para ser comercializado, provavelmente poderá ter um risco maior de causar problemas. No entanto, uma marca consolidada, com produtos de alta qualidade, testados e aprovados dermatologicamente e com componentes seguros como a Black Barts, podem sim ser utilizados, uma vez que estes produtos são indicados para os cuidados com a pele do rosto e barba.

Se você ficar atento à nossa lista de causas no tópico de cima, vai perceber que uma das causas é falta de hidratação na pele. O que isso significa? Isso quer dizer que produtos como Óleo de barba ou Balm de barba, na verdade podem mais ajudar contra o problema do que causar o problema, pois são ambos produtos excelentes para reforçar a hidratação na pele e na barba, mas lembre-se de utilizar com moderação, tudo em excesso se torna um problema.

Quando for utilizar seu Shampoo e Condicionador para barba, evite fazê-lo de mãos sujas e, além disso, faça esse processo de higiene no máximo duas vezes ao dia. Uma pela manhã, quando acorda e realiza seus cuidados básicos antes de sair de casa e outro no fim do dia, quando é necessário limpar todas as impurezas que sua barba e rosto acabaram obtendo pela exposição diária.

Como cuidar corretamente da minha barba?

Para cuidar, sem problemas, da sua barba, preparamos um post com 9 passos simples para cuidar da barba no dia a dia. Lá você encontra todo o passo a passo e características de cada produto. Então vai sem medo e aprenda de uma vez por todas a como se cuidar de maneira correta.

Posso ou não usar produtos para barba?

Pode, desde que siga as recomendações que dissemos acima. Produtos para barba como os da Black Barts já buscam em sua formulação evitar efeitos colaterais nocivos para a pele. Outra coisa, se seu problema com oleosidade for mais severo que o normal, recomendamos procurar um dermatologista para entender melhor sua condição e recomendar os produtos certos para o seu caso.

Lembre-se que você pode sempre acompanhar nossas redes sociais para se informar sobre essas e outras questões interessantes que permeiam o universo dos barbudos. Até a próxima.

Compartilhe:

Facebook
Telegram
WhatsApp
Pinterest

Social Media

Mais vistos

hey!

Se inscreva e receba nossas novidades

Odiamos spam. Pode ficar tranquilo que não faremos você passar por isso.

Categorias