fbpx

O que é o manto ácido da pele e por que você deve se cuidar

O manto ácido é a barreira protetora mais externa que cobre nossa pele. Sem ele, sua pele fica aberta para invasão e desidratação. O manto ácido, é uma combinação de sebo (óleo) produzido por suas glândulas sebáceas e aminoácidos encontrados em seu suor. Combinados, eles formam uma fina película protetora que é sua primeira linha de defesa contra bactérias, vírus, fungos, pólen, poluição e outras ameaças ambientais. Também ajuda a protegê-lo contra a perda de água transepidérmica, também conhecida como desidratação da pele.

Para entender melhor como funciona o manto ácido, precisamos primeiro falar sobre o pH. O pH é a medida de quão ácida ou alcalina (básica) é uma solução. Está em uma escala de 1 (mais ácido) a 14 (mais alcalino). Um pH de 7 é considerado neutro. O pH da pele varia de pessoa para pessoa, com todos caindo em uma faixa entre 4 e 7. Ter um pH ácido é vital para a função de barreira adequada. Um ambiente ácido permite que os micróbios bons que constituem o microbioma de nossa pele prosperem, enquanto evita a infiltração de micróbios nocivos.

Existem inúmeras ameaças aos nossos níveis naturais de pH, mais comumente sabonetes e outros produtos para a pele que podem realmente aumentar o seu pH e empurrá-lo para fora dos níveis favoráveis. Por exemplo, um pH mais alto estimula o crescimento de uma bactéria chamada propionibacterium acnes (P. acnes). E, como tenho certeza de que você adivinhou pelo nome, essa bactéria desempenha um papel importante em muitas formas de acne.

O que pode danificar seu manto ácido?

Existem vários fatores que podem alterar o seu pH natural e o manto ácido. Os fatores mais comuns são:

Sabonetes e produtos de limpeza: por sua natureza, os sabonetes têm um pH mais alto e podem elevar os níveis de pH da pele. Você já se lavou com sabão e depois sentiu sua pele esticada e “completamente limpa”? Manto ácido danificado. Limpadores faciais ásperos podem ser tão ruins quanto. Essa lavagem de barba super espumosa provavelmente atinge aquela bela ação espumosa por meio de ingredientes com pH alto. É importante procurar produtos de limpeza que incluam ingredientes hidratantes, como babosa, glicerina e óleos hidratantes, como jojoba. Nosso limpador diário de rosto + barba é projetado especificamente para proteger seu manto ácido e manter um microbioma saudável.

Fragrâncias em cuidados com a pele:As fragrâncias são o segredinho sujo da indústria de cuidados com a pele. Existem milhares de ingredientes de fragrâncias sintéticas diferentes usados em produtos para a pele dos homens e eles não precisam dizer quais produtos químicos estão usando para criar essa fragrância. Se você vir “fragrância” listada no rótulo de um ingrediente, pode representar cinco produtos químicos ou 500 produtos químicos diferentes. Os dermatologistas há muito recomendam produtos sem fragrância para pessoas com pele sensível e agora estamos começando a entender melhor seus efeitos negativos em seu manto ácido e microbioma. Isso não quer dizer que todos os produtos químicos de fragrâncias sejam ruins – alguns são totalmente seguros – mas não há como você saber quais deles compõem aquela “fragrância” listada no frasco.

Idade: à medida que envelhecemos, nossa pele torna-se naturalmente mais alcalina. À medida que o nível de pH aumenta, também aumenta a tendência de nossa pele ficar seca e danificada. É por isso que é importante incorporar um hidratante diário em sua rotina de higiene.

Como posso saber se meu manto de ácido está danificado?

Quando o manto ácido é danificado, pode permitir que micróbios nocivos entrem na pele e causar desidratação. Os problemas comuns associados à disfunção da barreira incluem: –

Pele descamada e irregular – Pele
seca e irritada –
Envelhecimento prematuro –
Acne / fugas
aumentadas
– Vermelhidão – Sensibilidade da pele –
Erupções cutâneas

Danos ao manto ácido também são parcialmente responsáveis por acne, rosácea , psoríase e eczema de acordo com vários estudos médicos .

Como posso consertar / melhorar meu manto ácido?

Quando se trata de seu manto ácido, fazer menos é mais. Nossos corpos têm uma capacidade incrível de se autocorrigir se tivermos oportunidade. Só porque você usou um sabonete que aumentou o pH da sua pele, não significa que ela permaneceu nesse nível elevado para sempre – com o tempo, seu corpo se corrige. Torna-se problemático se você constantemente joga seus níveis de pH fora do normal ou usa produtos que colocam sua pele em um overdrive corretivo.

Aqui estão quatro etapas simples para ajudar a reconstruir seu manto de ácido:

Passo um – pare de usar sabonetes agressivos / lavagem excessiva – Sua pele não deve ficar esticada após a lavagem. Nesse caso, o limpador é muito forte para sua pele. E, a menos que seu trabalho / ambiente exija, você realmente não precisa lavar o rosto mais de uma vez por dia. De preferência à noite (para lavar as tristezas do dia), usando água morna (não quente). Nosso limpador de barba e rosto probiótico  é projetado especificamente para tratar sua pele e seu manto ácido com o respeito que ele merece.

Etapa dois – não exfoliar. Esfoliantes químicos fortes e esfoliantes físicos agressivos podem danificar ainda mais seu manto ácido. É por isso que projetamos nosso esfoliante de açúcar de carvão probiótico  para ter a quantidade certa de “umph” sem ser muito agressivo. Mesmo com um esfoliante adequadamente balanceado, muito de uma coisa boa é ruim. Se você tem pele sensível, esfolie uma vez por semana. Se você tem pele oleosa, não exceda três vezes por semana.

Etapa três – hidratar. Por natureza, os limpadores vão aumentar temporariamente o seu pH e interromper parte do seu manto ácido. Aplicar o hidratante apropriado após a lavagem ajuda a selar a umidade da pele enquanto envia reforços ao manto ácido da pele. Idealmente, aplique dentro de sessenta segundos após a lavagem / secagem com toalha para realmente reter a hidratação.

Procure um hidratante que contenha ingredientes como glicerina, ácido hialurônico e probióticos. Esses ingredientes podem ajudar a repor a umidade perdida e reparar a barreira da pele. Todos eles (e alguns) podem ser encontrados em nosso novo hidratante facial diário probiótico . Você pode aprender mais sobre isso aqui.

Etapa quatro – simplificar. As rotinas de cuidados com a pele em 10 etapas levantam uma série de problemas para o seu manto ácido e microbioma. Procure produtos multifuncionais de alta qualidade com foco em pH.

Este artigo pretende ser útil e educacional. Não se destina a substituir o tratamento de um profissional médico. Se você tem problemas contínuos com a pele, é importante consultar seu médico. Problemas de pele podem ter um impacto em nossa saúde mental e é importante saber que existem tratamentos disponíveis até mesmo para os casos mais graves de acne e outras condições. Você merece viver uma vida feliz e saudável e nunca deve hesitar em procurar tratamento, seja para um problema de pele ou outra preocupação física / mental.

Postagem original em inglês: https://www.stubbleandstache.com/blogs/blog/what-is-the-acid-mantle-and-why-should-you-care

Compartilhe:

Facebook
Telegram
WhatsApp
Pinterest

Social Media

Mais vistos

hey!

Se inscreva e receba nossas novidades

Odiamos spam. Pode ficar tranquilo que não faremos você passar por isso.

Categorias