fbpx

Além da barba: 3 cuidados que todo homem deve ter

Se você veio parar aqui, provavelmente já derrubou os falsos argumentos de que se cuidar é “coisa de mulher” e entende bem a necessidade de ter um pouco mais de vaidade na sua vida. Cuidar de si próprio é algo que você faz em benefício exclusivamente seu e de mais ninguém, portanto, pense duas vezes antes de dar ouvido ao amigo metido a ogro que diz que não se cuida porque “não precisa”.  Precisa sim e neste post vou te mostrar outros 3 cuidados que todo homem deve ter que vão além de cuidar da barba.

Agora, se você leu o que eu disse acima e faz parte do grupo de pessoas que acreditam que se cuidar é “frescura”, se liga numa parada: você não pode ter uma masculinidade tão frágil a ponto de pensar que se usar um shampoo de barba, ou um hidratante de pele, vai ser menos homem que os outros. Vamos fortalecer essa segurança aí hein, mermão, ser homem vai muito além e exige muito mais do que só parecer mais “bruto”.

Então dito isso, se ficou por aqui, significa que não há mais objeções e que podemos começar o nosso post. Vamos lá?

1 – Invista em uma alimentação melhor

Isso significa ter em mente que as suas necessidades nutricionais devem levar em conta a manutenção de massa muscular e cuidados específicos com a sua saúde de um homem. Confira algumas sugestões:

Grãos integrais

Que tal começar adicionando grãos integrais à sua dieta? Alimentos como aveia, gergelim e semente de linhaça são excelentes fontes de fibras, vitaminas e minerais e ajudam a construir músculos e manter o coração saudável.

Crustáceos e carne magra

Já ostras e crustáceos, assim como carne magra suína ou bovina, fornecem zinco, nutriente que aumenta a produção de esperma e ajuda a prevenir os danos celulares responsáveis pelo câncer de próstata.

Peixes gordos

Mas se você também quiser seguir recomendações de especialistas e consumir peixes duas vezes por semana, a dica é optar pelos gordos, como atum, sardinha e salmão, que são ricos em Ômega 3 e contribuem para reduzir a dor decorrente de exercícios físicos.

Vale destacar que a vitamina D, também encontrada nesses peixes, previne doenças ósseas, diabetes tipo 2 e câncer.

Se você for barbudo, temos uma matéria muito interessante que mostra como a alimentação influencia no crescimento de barba. Confere lá.

2 – Utilize cuecas mais confortáveis

Pode até parecer engraçado, mas alguns homens tendem a insistir em usar aquelas cuecas de quando possuíam alguns kg a menos e não ligam se estão apertadas demais. Se você é um deles, junte todas e jogue-as fora. Já te explico a diferença de usar cuecas novas e confortáveis.

Segundo uma pesquisa realizada pela Universidade de Harvard, homens que usam cuecas folgadas apresentam maiores concentrações de espermatozoides. O estudo foi publicado na revista Human Reproduction e contou com a participação de 659 homens que estavam em busca de tratamento em um centro de fertilidade.

A explicação para isso é simples: a cueca apertada pressiona os testículos contra o abdômen, aumentando a temperatura da região. Esse superaquecimento pode prejudicar a produção dos espermatozoides, porque eles precisam ser mantidos de 2° a 3°C abaixo da temperatura corporal.

Dica de mestre: invista em samba-canção ou boxes com tamanho e tecido confortáveis.

3 – Dê atenção especial a axilas, região genital, pés e couro cabeludo

Nosso suor não tem cheiro ruim, o problema é quando ele entra em contato com as bactérias e fungos que estão no ar, principalmente num dia quente e úmido.

O suor exalado pelas axilas, região genital, couro cabeludo e pés é diferente do resto do corpo. Nessas regiões estão concentradas a maior quantidade de glândulas apócrinas, que eliminam restos celulares do nosso metabolismo. Ensaboe bem essas regiões (sim, até seu “meninão”, não vá lavar todo o corpo e esquecer do seu pênis pelo amor de Deus) e as mantenha sempre limpas.

Se o suor nas axilas gera muito desconforto para você, causando marcas embaixo do braço e um forte odor, podemos denominar esse problema como hiperidrose. Isso acontece devido a um desequilíbrio do sistema nervoso e, se há excesso de suor combinado com mau cheiro, denominamos bromidrose, que é causada por bactérias e fungos. E se este for seu caso, não hesite em procurar um dermatologista para entender melhor a sua situação.

É só isso?

Mas é claro que não, meu caro. Além dessas 3 dicas, há muitos outros cuidados que devem ser feitos, como exercícios físicos, higiene dos cabelos e, apesar de não ser o foco dessa matéria, cuidados com a barba. Se você quer saber um pouco mais dos problemas que podem surgir de uma barba que não é cuidada devidamente, confira então nosso post onde explicamos um pouco mais sobre a dermatite na barba, seus sintomas e como tratá-lo.

Espero que tenha gostado das dicas, optamos por dicas mais incomuns e que são básicas de se cumprir. Que você continue se preocupando com seus autocuidados, mermão.

Até a próxima.

Compartilhe:

Facebook
Telegram
WhatsApp
Pinterest

Social Media

Mais vistos

hey!

Se inscreva e receba nossas novidades

Odiamos spam. Pode ficar tranquilo que não faremos você passar por isso.

Categorias