A cor do cabelo pode revelar muita coisa, mas não estamos falando apenas da facilidade de julgar a idade de alguém quando vê um ou outro cabelo branco. O que dá cor aos cabelos é a Melanina. Trata-se de um pigmento biológico que produzimos dentro da raiz dos cabelos, no bulbo piloso.
Mas o que cada cor de cabelo significa? Como funciona a Melanina? Bora para o texto e entender mais sobre!
Como surge a cor dos cabelos?
No bulbo piloso se encontram melanócitos, que são células que sintetizam os pigmentos de melanina e os colocam dentro de outras células, os queratinócitos, que formam os cabelos. É assim que a cor dos cabelos surge.
Mas sabemos que cada cabelo tem uma cor diferente, certo? Isso acontece porque não existe apenas um tipo de melanina e cada uma delas aparece em concentrações diferentes em cada cabelo.
Tipos de melanina:
Há dois tipos principais de melanina importantes para a cor dos cabelos:
- Eumelanina: pigmentos granulosos, grandes e que ficam aglomerados. São mais escuros, variando do vermelho mais fechado ao preto.
- Feomelanina: ao contrário da anterior, é composta por pigmentos difusos e pequenos, que ficam disseminados por todo o cabelo. São mais claros, com tons que variam entre vermelho vivo e amarelo.
As variações de cor de cabelo acontecem devido a diferentes quantidades de cada um desses pigmentos presentes nos fios de cada pessoa. Loiras e ruivas naturais, por exemplo, apresentam maiores concentrações de feomelanina, em contrapartida as morenas contam com maiores quantidades de eumelanina nos fios. Assim:
- Muita eumelanina e pouca feomelanina = cabelos mais escuros
- Pouca eumelanina e muita feomelanina = cabelos mais claros
São essas variações que dão origem à famosa escala de alturas de tom, que variam do 1 ao 10 partindo dos cabelos mais escuros (1) aos mais claros (10).
Cada unidade da fibra capilar, ou seja, cada fio de cabelo, pode conter em si diferentes quantias de pigmentos. É por isso que nem todos os nossos fios são exatamente da mesma cor, mas quando vemos todos juntos, percebemos apenas uma tonalidade predominante.
De onde vem a cor dos cabelos?
Estudos com gêmeos sugerem que mais de 97% da variação na cor dos cabelos pode ser explicada por fatores genéticos.
Um estudo recente da Nature descobriu que mais de 120 genes podem contribuir para determinar a cor dos cabelos. Responsáveis tanto por produzir quanto distribuir a melanina.
E sobre as barbas grisalhas?
É fato que o cabelo é um dos principais itens que contribuem para nossa autoestima e estética visual, portanto muitos se preocupam quando chega o momento do cabelo ou barba começarem a mudar a coloração para branco. Como esse é um assunto bacana que merece um post só para ele, foi exatamente o que fizemos no post como cuidar da sua barba grisalha? Lá você vai entender as causas que levam a isso e tudo o que precisa saber sobre. Até a próxima.