fbpx

Barba na adolescência: tudo o que precisa saber

Muitos jovens ficam ansiosos quando os primeiros sinais de barba na cara começam a surgir. E enquanto alguns ficam felizes, outros passam a se preocupar e perguntar como “será que vou ter barba” começam a ser frequentes.

Em alguns casos a genética atrasa o processo, em outros a falta de paciência faz com que a pessoa saia raspando qualquer surgimento de barba. Para que isso não aconteça mais, vamos explicar tudo sobre a barba na adolescência e os fatores que determinam seu crescimento.

Barba na adolescência: o que faz nascer barba?

Para responder a essa pergunta devemos olhar para os fatores que influenciam nesse processo.

Não ter barba só incomoda aqueles que desejam ser grandes barbudos, caso contrário não há problema algum, então se você não tem barba e está bem com isso, tá tudo certo.

Agora, se você QUER ter aquela barba cheia, saiba que um dos principais motivos para a ausência dos pelos faciais é a genética.

Durante a puberdade, os hormônios começam a agir. O hormônio que vai colocar uma barba no rosto dos homens é a testosterona, que vai dar uma mãozinha para que os pelos comecem a crescer mais grossos e escuros.

É jovem, os fios da sua barba estão nascendo mais ralos e desordenados? E estão demorando a crescer? Pode ficar tranquilo, não há nada errado. Em geral, os fios da barba aparecem por volta dos 15 anos de idade, com seu ápice sendo entre os 30 e 40 anos.

Então pode respirar, ainda terá tempo de ter sua barba.

A barba leva tempo para crescer por completo. Portanto, o que digo para você é que seja paciência!

Cuidar e cultivar uma barba vai exigir dedicação e demandará tempo, mas você consegue. 💪

Mas e aí, ter menos barba quer dizer que tenho menos testosterona?

De forma alguma, mermão. Pode ser estranho o que vou te contar, mas… Todos os homens costumam ter o mesmo nível de testosterona.

Saiba que mesmo que tenham os mesmos níveis de testosterona, a genética faz com que cada corpo responda de uma maneira diferente ao hormônio. Sendo assim, pode ser que mesmo alguém que tenha um nível saudável de testosterona não possua barba.

Se você deu a sorte de sua genética ser sensível à testosterona, aproveite a vantagem e saiba como cuidar, mas se isso não for o seu caso, fique tranquilo. Você aprende tudo sobre crescimento de barba aqui.

Não desista da barba!

Sua barba não vai nascer completa e bonitinha, tenha isso em mente sempre. Pode ter uma ou mais falhas que te incomodem no inicio, mas isso é completamente comum durante a fase da adolescência onde a barba está nascendo.

Sua barba pode se desenvolver em momentos diferentes e de formas diferentes, por exemplo, mais no queixo, mais nas laterais, só bigode…

Se não estiver crescendo em lugar nenhum, fique tranquilo que não há nada de errado com você. É só que seu processo será um pouco mais demorado que os demais.

Você pode tirar proveito de uma barba curtinha e já ir aproveitando sua barba enquanto ela cresce.

Tem dois padrões bem comuns de como a barba começa a crescer: ou primeiro na área do bigode, queixo e âncora ou primeiro nas laterais do rosto, pescoço e não tanto no bigode como foi o meu caso.

E isso já é o suficiente pra começar a brincar com estilos de barba que funcionem com o que você tem no momento. E não se frustrar em busca de um estilo que não é a sua realidade agora.

Não caia em mitos sobre crescimento de barba!

Barba cresce mais rápido se raspar? Se eu ficar cortando a barba engrossa? Não! Esses e outros mitos devem ser evitados a qualquer custo. Se você quer ter uma barba grande e saudável, precisa ter paciência para deixá-la crescer e também disciplina para cuidar dela direitinho.

Quer saber outros mitos e verdades sobre crescimento de barba e aprender de uma vez por todas tudo que precisa saber sobre o assunto? Então confira nossa matéria clicando aqui.

Compartilhe:

Facebook
Telegram
WhatsApp
Pinterest

Social Media

Mais vistos

hey!

Se inscreva e receba nossas novidades

Odiamos spam. Pode ficar tranquilo que não faremos você passar por isso.

Categorias