Alguns clientes e amigos vieram me perguntar do que se tratavam as falhas no cabelo do participante Lucas Penteado da edição em 2021 do Big Brother Brasil. Foram tantas pessoas com essa dúvida que pensei “bora jogar essa no blog”, então se você também veio parar aqui por conta dessa dúvida, continue lendo que vou explicar tudo.
O que é alopecia?
Alopecia é a perda de cabelo em área em que normalmente ele deveria crescer. Existem dois tipos de alopecia, uma você já deve conhecer, que é a alopecia androgenética. Não conhece? Talvez se eu chamar de Calvície você se lembre melhor. Lembrou? Então a que vamos comentar hoje é a Alopecia Areata, que deve ser o caso do Lucas Penteado, apesar de não ser confirmado. Diferente da calvície que é mais relacionada a fatores hormonais e genéticos, a areata se trata de um quadro inflamatório relacionado a fatores imunológicos e também ao estresse.
Na Areata, os fios começam a cair, resultando, em casos mais frequentes, em falhas circulares sem pelos ou cabelo.
Mas o que causa a alopecia areata?
O problema pode ser desencadeado ou agravado por fatores emocionais, traumas físicos e quadros infecciosos, de acordo com a SBD.
Segundo o especialista, é preciso realizar uma avaliação em consultório para diagnosticar o tipo de alopecia que o ator enfrenta.
Como prevenir, quais são os sintomas e o tratamento?
Alopécia androgenética: o quadro é uma doença genética, que acomete tanto homens quanto mulheres. Contudo, alguns fatores podem agravar o problema, como a menopausa e o uso de suplementação de hormônios masculinos.
A queixa mais frequente dos pacientes é o afinamento dos fios, e o tratamento consiste no uso de estimulantes do crescimento dos fios como o minoxidil e de bloqueadores hormonais. O objetivo do tratamento é estacionar o processo e recuperar parte da perda.
Alopécia areata: as causas do problema ainda são desconhecidas. No entanto, a Sociedade Brasileira de Dermatologia recomenda algumas dicas para melhorar a qualidade de vida dos pacientes: desde buscar informação sobre o quadro; recorrer para o uso da maquiagem para minimizar a aparência da perda de cabelo; reduzir o estresse; e procurar grupos de apoio.
Esse tipo não possui nenhum outro sintoma além da perda brusca de cabelos, em áreas arredondadas, únicas ou múltiplas. Para minimizar o problema, o tratamento consiste no uso de medicamentos tópicos e até corticóides injetáveis, que podem ser usados em áreas delimitadas do couro cabeludo e do corpo.
Ao contrário do primeiro tipo, o cabelo de pacientes com alopecia areata pode voltar a crescer normalmente, porque a doença não destrói os folículos pilosos, apenas os mantêm inativos pela inflamação. Entretanto, novos surtos podem ocorrer.
fonte: https://www.metropoles.com/vida-e-estilo/bem-estar/entenda-por-que-lucas-penteado-do-bbb21-tem-falhas-no-cabelo