fbpx

10 curiosidades sobre tatuagem que você não sabia

Técnica antiga e, ainda assim, moderna, riscar a pele é um ritual sagrado para muitas pessoas, um meio de aumentar a autoestima e até de lembrar bons momentos. Pensando nisso, fomos mais a fundo nessa história e trazemos 10 curiosidades super bacanas sobre as tatuagens, uma das formas mais antigas, conhecidas e cultuadas de arte no corpo. Aposto que você não conhecia essas curiosidades, bora conferir?

1 – Desde a época do Egito antigo!

Provas arqueológicas afirmam que as primeiras tatuagens foram feitas no Egito entre 4000 e 2000 a.C. por nativos da Polinésia, Filipinas, Indonésia e Nova Zelândia (maori), que se tatuavam em rituais ligados a religião.

2 – De onde veio o nome “tattoo”?

O termo tatuagem em português veio do francês “tatouage”, em inglês “tattoo”. Ambos tem origem da língua polinésia (taitiano), da palavra tatau. “Tatau” era o som feito durante a execução da tatuagem, em que se utilizava ossos finos como agulhas e uma espécie de martelinho para introduzir a tinta na pele.

3 – Faz bem para saúde!

Uma pesquisa feita pela Universidade do Alabama mostrou que o corpo reage melhor a cada nova tatuagem, ou seja, o organismo fica menos suscetível a novas infecções e doenças.

4 – Como a tatuagem se popularizou pelo mundo?

A ideia da tatuagem pelo mundo se espalhou após os marinheiros ingleses e a palavra tattoo entrarem em contato com diversas outras civilizações pelo mundo. Porém, o governo da Inglaterra adotou a arte no corpo como uma forma de identificação de criminosos em 1879. Foi a partir daí que a tatuagem ganhou uma conotação rebelde, de pessoas “fora-da-lei”. No final do século XX, a pele desenhada, que até então era uma característica quase exclusiva de marinheiros e presidiários, tornou-se uma das modas jovens mais duradouras.

5 – Quem inventou a famosa maquininha?

Em 1891, Samuel O’Reilly desenvolveu um aparelho elétrico para fazer as tattoos, baseado em outra ferramenta extremamente parecida, uma caneta de perfuração, que havia sido criada e patenteada por Thomas Edison, o criador da lâmpada elétrica. A princípio, a caneta não foi feita para desenhar na pele humana, mas Samuel fez algumas modificações, além de adicionar um reservatório de tinta.

6 – E tem como apagar?

O laser para remoção de tatuagens surgiu da seguinte maneira: missionários europeus nas Ilhas Cook tentaram remover a tinta na pele, esfregando-a com arenito, da mesma forma e com o mesmo material em que o convés de um navio era limpo. A prática ficou conhecida como “holystoning”. Essa foi a ideia precursora primitiva de uma forma de remoção de tatuagem conhecida hoje como dermoabrasão, em que a pele é ‘polida’ para remover as camadas. Depois, a dermoabrasão deu lugar ao laser.

7 – Quando a religião passou a não gostar MESMO de tattoo?

A tatuagem passou a ser vista com um nível maior de repulsa dentro da religião, depois que foi associada ao Holocausto e aos campos de concentração durante a 2ª Guerra Mundial. O fato aconteceu porque os prisioneiros eram todos tatuados para identificação.

8 – Brasil e a tatuagem elétrica

No Brasil, a tatuagem elétrica é uma arte muito recente. Surgiu nos anos 60 no porto da cidade de Santos e foi introduzida pelo dinamarquês Knud Harld Lucky Gregersen (também conhecido como Lucky Tattoo). Lucky teve sua loja nas proximidades do cais, onde na época era a zona de boemia e prostituição da cidade. Isto contribuiu bastante para os preconceitos e discriminação da atividade. Em sua loja, o movimento era intenso, com a circulação de marinheiros, imigrantes muitas vezes bêbados e envolvidos com drogas e prostitutas, gerando um estigma de arte marginal que perdurou por décadas; Na porta de seu estúdio havia os dizeres: “It’s not a saylor if he hasn’t a tattoo.” (“Você não é um marinheiro se não tiver uma tatuagem”).

9 – Japão e a tatuagem

No Japão, os desenhos no corpo tem diferentes significados: são como sinais espirituais, símbolos de status, ornamentos ou até mesmo punição. Na maioria das vezes, essas tatuagens como punição são associadas com criminosos da yakuza, máfia do Japão. Algumas sessões podem durar anos até os desenhos cobrirem o corpo todo, com exceção das mãos e dos pés.

Ainda no Japão, outra curiosidade local é a kakoushibori, espécie de tatuagem oculta, com produtos químicos como o óxido de zinco que fazem o desenho aparecer apenas em certas situações: quando a pessoa está alcoolizada, após o ato sexual ou um banho quente.

10 – Tudo uma questão de hierarquia

Na Nova Zelândia, os desenhos são chamados de maori (Ta Moko), nome dos nativos do país que tinham o objetivo de passar mensagens tribais ancestrais específicas. Elas também distinguiam os integrantes de diferentes classes sociais: cada espiral simbolizava um nível hierárquico. Depois que os líderes maoris morriam, seus familiares conservavam a cabeça tatuada em casa, como relíquia, já que a parte é considerada a mais sagrada do corpo. Os artistas podem escolher entre a utilização de agulhas elétricas ou ferramentas manuais para tornar o processo mais tradicional. As Mokos são normalmente aplicadas na parte inferior do corpo, incluindo a parte de trás das pernas ou no rosto.

Até a próxima!

E aí, curtiu as curiosidades? Já conhecia alguma? Então deixe um comentário e se quiser aprender mais sobre tattoo, confira nosso post sobre como cuidar corretamente da sua tattoo.

fontefollowthecolours.com.b

Compartilhe:

Facebook
Telegram
WhatsApp
Pinterest

Social Media

Mais vistos

hey!

Se inscreva e receba nossas novidades

Odiamos spam. Pode ficar tranquilo que não faremos você passar por isso.

Categorias