fbpx

5 dicas para cuidar de um cabelo crespo masculino

Só quem tem sabe o quanto é complicado realizar a manutenção de um cabelo com fios crespos. Mas viemos te mostrar que as coisas podem não ser tão complicadas quanto parecem e cuidar do seu cabelo crespo pode ser mais simples do que pensa. 

Para cuidar desse tipo de cabelo não basta apenas encontrar os produtos certos. Separamos 5 dicas incríveis para te mostrar que realizar a manutenção de um cabelo forte e saudável tem mais a ver com técnica adequada e limpeza correta do que qualquer outra coisa. 

Não exagere no Shampoo

Assim como na barba, exagerar no shampoo pode deixar seu cabelo crespo mais ressecado e com fios danificados. Acontece que na maioria dos shampoos existe um componente químico chamado Lauril Sulfato de Sódio, que basicamente é um detergente com a função de limpar o cabelo mas que, se utilizado demais, também pode remover a oleosidade natural protetora dos fios. Cabelos crespos possuem menos oleosidade que outros tipos de cabelo, então se exagerar no shampoo poderá acabar retirando praticamente toda essa camada de proteção. O ideal é utilizar o shampoo duas ou três vezes por semana no máximo. Lembre-se disso.

Sempre deixe seu cabelo crespo hidratado

Independentemente se você lavou ele com shampoo ou não, seu cabelo necessita de uma hidratação diária para reabastecer o que é perdido pelas condições climáticas ou então pela própria poluição. Um óleo simples pode ser aplicado nas raízes do cabelo para deixar os fios com uma aparência mais suave e também ajudá-lo a evitado caspas e couro cabeludo seco. No cabelo crespo, óleo de amêndoa doce ou de coco é ótimo para quando seu cabelo estiver seco ao toque. Aplique um pouco na ponta de seus dedos e passe suas mãos pelo cabelo para distribuir uniformemente (usar um pente também ajuda, mas já falaremos nos próximos tópicos).

Escolha o penteado e o corte adequado

Para ter um cabelo crespo bonito e bem cuidado, é fundamental escolher o corte correto. Não tem ideia de como começar? O ideal é identificar o formato do seu rosto e, então, escolher um tipo de corte e comprimento de cabelo que favoreça as suas proporções. Depois você precisa entender qual é o estilo do seu cacho: ele é mais aberto ou mais fechado? Seu cabelo é mais seco ou mais oleoso? É isso que vai definir qual tipo de corte é ideal para o seu cabelo natural. Alguns cabelos com os cachos mais fechados “crescem para cima” e, por isso, o ideal é usar um corte que favoreça esse crescimento, como por exemplo o flat top ou o mini afro – se você não quiser ousar muito. Seu cabeleireiro pode te dar a dica correta do melhor corte para o seu estilo de cabelo, e também do penteado mais fácil que combine melhor com o seu estilo de vida.

Utilize o pente certo e penteie corretamente

Nunca penteie o seu cabelo com ele seco! Quando você faz isso, acaba com a definição dos fios que formam os cachos e ainda deixa as pontas com aspecto ressecado. E não é isso que você quer, né? Por isso, a melhor forma de desembaraçar os fios crespos é depois do banho e com ajuda do creme para pentear. Se o seu cabelo é mais curto, o ideal é usar uma escova para pentear os fios. Se o seu cabelo é mais longo, você vai precisar de um pente de dentes largos ou um pente “afro” para estilizá-lo. Mas, no geral, o tipo ideal para os cabelos crespos são esses pentes com dentes largos, pois quebram menos os fios e ajudam a manter a forma dos cachos. Além disso, também é importante olhar o material do pente: o de madeira é o preferido por gerar menos frizz, efeito muito comum neste tipo de fio.

Escolher produtos que são especificamente feitos para homens negros pode ajudá-lo a obter um cabelo mais saudável e com melhor aparência. A maioria dos produtos disponíveis em farmácias são formulados para os cabelos mais suaves. O cabelo afro é geralmente frágil, e é por isso que você precisa usar produtos especificamente para cabelos crespos. Procure produtos sem álcool e ricos em óleos e hidratantes.

As máscaras de hidratação são uma verdadeira munição para os seus cabelos pois elas funcionam como recuperadores de nutrientes e proporcionam uma hidratação profunda, devolve o brilho e evita o ressecamento dos fios. Tanto para os cabelos compridos quando os curtos, o ideal é usar máscaras de hidratação pelo menos uma vez por semana.

Depois de lavar os cabelos, tire o excesso de água dos fios, aplique no sentido do comprimento até as pontas. Deixe agir em média de 20 minutos fazendo uma massagem leve e, por fim, tire completamente o produto. Depois, passe um leave-in próprio para o seu tipo de cabelo ou um dos óleos essenciaiscomo o Argan, óleo de Coco e Queratina, por exemplo. Outra dica fundamental é: não seque o cabelo com secador, ele vai ressecar ainda mais os seus fios e isso não é uma boa ideia. Pronto: com essas dicas, você vai sentir a diferença no seu cabelo crespo!

Fonte: 
Manual do Homem Moderno

Compartilhe:

Facebook
Telegram
WhatsApp
Pinterest

Social Media

Mais vistos

hey!

Se inscreva e receba nossas novidades

Odiamos spam. Pode ficar tranquilo que não faremos você passar por isso.

Categorias