fbpx

Será que minha barba parou de crescer?

Quando você decide deixar sua barba crescer, é muito fácil ir acompanhando o crescimento e também ter o controle dos fios. Começar do zero significa que cada fração de polegada do crescimento da barba está bem visível. No entanto, após alguns meses, chega um momento em que ela parece não crescer mais tão intensamente e o processo vai ficando mais e mais lento, até que você se pergunta: minha barba parou de crescer?

A boa notícia é que certamente ela não parou de crescer. Mas pode parecer assim. Não se preocupe, esta é uma questão com a qual todos os membros da irmandade barbuda já deve ter encarado. Vamos mergulhar na ciência do que está acontecendo.

Bora pelo básico

Para entender completamente o que está acontecendo com sua barba, vamos começar com alguns fatos frios e concretos. Em média, o cabelo da barba cresce meia polegada (ou 1,25 cm) por mês – isso é cerca de seis polegadas por ano. Quando você começa a deixar a barba crescer, você pode detectar instantaneamente como seu cabelo está crescendo nas bochechas e no queixo, que antes estavam nus. À medida que os meses vão passando, porém, pode ser mais difícil dizer para onde vão essas meias-polegadas extras.

Embora você possa pensar o contrário, as barbas nunca param de crescer. Em vez disso, eles tendem a se nivelar. Isso é conhecido como “comprimento do terminal”. Para encurtar a história, o comprimento terminal de sua barba é determinado por sua genética. Em outras palavras, sua barba sabia o quanto iria crescer antes mesmo de você avistar o primeiro bigode. Fatores de comprimento terminal em um processo geral denominado “fases de crescimento da barba”.

Isso é só um resuminho por cima. Agora, vamos mergulhar fundo na ciência das fases de crescimento, o que ajudará a explicar por que sua barba faz o que faz.

Fases de crescimento da barba

Tudo em seu corpo passa por um crescimento sistemático, e isso inclui sua barba. Na verdade, no que diz respeito ao crescimento do seu cabelo, o processo específico em questão inclui algumas fases diferentes.

Tudo começa com a fase Anágena. Isso é quando você encontrará as células-tronco responsáveis ​​por agitar seu cabelo em todos os cilindros. Enquanto a expectativa de vida média de uma cabeça de cabelo normal é de três a cinco anos, as barbas tendem a ter uma vida um pouco mais curta; eles normalmente se aproximam da faixa de dois anos. Sem dúvida, a fase Anágena é quando você pode esperar ver o maior e melhor crescimento de pelos faciais que sua genética tem a oferecer.

Depois que a fase Anágena termina, a Fase Catágena entra em ação. Durante essa fase, sua barba descansa por algumas semanas. Os folículos capilares encolhem e seu cabelo praticamente para de crescer. Sua barba fez tudo o que podia até seu crescimento inicial e decide que está quase na hora de encerrar o dia.

A fase final é chamada de Fase Telógena. Não há uma maneira legal de dizer isso: esta fase é quando os pelos da sua barba morrem. Ele vai começar a cair lentamente durante a queda, um processo que a lavagem e a escovação regulares ajudam a acelerar. Acredite ou não, todos os fios de cabelo da sua barba seguem esse ciclo de vida de três fases. Em algum momento, você terá que dizer adeus até mesmo ao mais firme de seus bigodes.

É importante notar neste ponto que diferentes áreas de sua barba crescem em taxas variáveis. E, novamente, muito do crescimento da sua barba está ligado à sua composição genética. Isso significa que, embora essas fases da barba afetem cada barba, o tempo gasto em cada fase varia de pessoa para pessoa. Além disso, varia em diferentes áreas da barba de cada pessoa!

Sua barba não parou de crescer

O comprimento terminal de sua barba difere de acordo com cada área de seu rosto. Por exemplo, seu bigode geralmente chega a alguns centímetros. Isso fará com que seus lábios sejam cobertos, e é muito raro ver o cabelo do bigode crescer naturalmente e ficar mais comprido do que isso.

Se você está procurando por áreas de grande crescimento a longo prazo, é mais provável que veja isso acontecendo em seu queixo e na parte superior do pescoço. Na extremidade oposta do espectro, os bigodes em suas bochechas tendem a ser os mais rápidos em atingir seu comprimento máximo.

A realidade do comprimento terminal significa que algumas barbas simplesmente não atingirão o status icônico de “homem da montanha” ou “rei anão” [para quem manja de RPG haha] – e não há absolutamente nada de errado com isso. É tudo sobre crescer a melhor barba que seu corpo pode produzir, não importa o comprimento que você deseja. Se você não está feliz com a forma como as coisas estão acontecendo, na maioria das vezes, você pode dar à sua barba um pouco mais de vigor com alguns cuidados e atenção especiais.

Se você quer crescer barba para valer

Precisa de ajuda para preencher algumas áreas da sua barba que não cresceram o quanto esperado? Com o Kit Grow! de crescimento de barba e preenchimento de falhas da Black Barts, essa é uma tarefa fácil de realizar.

Sua eficácia com o crescimento de barba foi comprovada, com selo dermatológico, Certificação Anvisa Grau 2 e com matérias primas naturais (do Brasil e do mundo).

Caso não saiba o que é a Certificação ANVISA Grau 2, são produtos que possuem indicações específicas, cujas características exigem comprovação de segurança e/ou eficácia, assim como informações e cuidados, modo e restrições de uso.

Você pode conferir mais em nosso post o Segredo para o crescimento de barba revelado!

 

Compartilhe:

Facebook
Telegram
WhatsApp
Pinterest

Social Media

Mais vistos

hey!

Se inscreva e receba nossas novidades

Odiamos spam. Pode ficar tranquilo que não faremos você passar por isso.

Categorias