fbpx

Por que sua barba fica avermelhada mesmo sem ser ruivo? Entenda!

Eis a situação: você tem cabelo preto, mas misteriosamente sua barba fica avermelhada com o tempo. Como isso aconteceu se você tem cabelo preto e ninguém na sua família é ruivo? Se você se identificou e quer entender o motivo dessa mudança, vem comigo!

Adriaan Schiphorst, escreveu uma publicação em um blog Holandês chamado Motherboard falando sobre este fenômeno e investigou as origens dessa mudança de coloração na barba. Ele entrou em contato com o Erfocentrum, centro de informações nacional holandês de genética e traços hereditários e com lá que ele descobriu muitas coisas interessantes.

Tudo é uma questão genética

De um ponto de vista genético, os fatores que definem a cor do cabelo são bastante complexos. “Os genes que determinam a coloração do cabelo também se denominam ‘traços hereditários dominantes incompletos”, conta Petra Haak-Bloem, especialista do centro. “Isso significa que não há um único gene dominante sobre os outros, e sim que todos os genes se influenciam mutuamente”.

Se você não entende “grego” como eu, podemos dizer em outras palavras que os mesmos genes podem se manifestas de forma diferente numa mesma pessoa. E aí pode acontecer de tudo. Uma das coisas que podem ocorrer de forma diferente é a coloração dos pelos do seu braço, dos pubianos e… isso mesmo, da barba.

“Em geral, as pessoas herdam a cor dos cabelos não somente dos pais, mas também dos avós e antepassados mais antigos. Então é bem possível que um ancestral distante tenha uma cor de cavelos que repentinamente reaparece por meio de uma combinação de genes (o que pode ser bastante inesperado para os pais)”, explica Haak-Bloem.

Então entendemos uma coisa, os genes definem a cor do seu cabelo. Mas qual é o motivo de alguns homens terem barbas ruivas ou avermelhadas?

Por que sua barba fica avermelhada?

O tom de cor do cabelo é determinado de acordo com a quantidade de melanina, ou pigmento, no cabelo. Seu DNA não somente decodifica o tipo de pigmento que você tem, mas também sua quantidade. “Para as pessoas de pele branca, os tons dependem de dois tipos de melanina: a eumelanina (pigmento negro) e a feomelanina (pigmento vermelho). As células capilares de pessoas com cabelos escuros contêm somente a eumelanina. Pessoas loiras têm menos eumelanina. E os cabelos das pessoas ruivas têm predominância da feomelanina”, afirma Haak-Bloem.

“Há mais de uma década, pesquisadores descobriram que um gene (o MC1R) no cromossomo 16 tem um papel importante em fornecer cabelos ruivos às pessoas. A tarefa do MC1R é produzir a proteína chamada de melanocortina 1, que, por sua vez, tem um papel importante na conversão da feomelanina em eumelanina”, Haak-Bloem me contou. “Quando alguém herda duas versões mutantes do gene MC1R (um da mãe e um do pai), menos feomelanina é convertida em eumelanina. A feomelanina se acumula nas células de pigmento e a pessoa fica com cabelo ruivo e pele clara.”

Então meu caro se sua barba começou a ficar ruiva mesmo que você não tenha o cabelo dessa cor, saiba que isso é uma mutação no gene MC1R. Quando você possui apenas um MC1R mutado, o cabelo ruivo poderá aparecer em locais, talvez, indesejados. A própria especialista, Haak-Bloem não tem 100% de certeza desse mecanismo. Ter barba ruiva desviante nunca esteve ligado a qualquer doença mortal, então a galera da ciência não coloca isso no topo da lista de prioridades, digamos assim.

Tenha orgulho, mermão!

E se você é um desses que possui essa rara condição genética, lhe resta apenas ostentar seus pêlos ruivos com muito orgulho. Curtiu o post? Então confira nossas outras postagens aqui no blog!

Compartilhe:

Facebook
Telegram
WhatsApp
Pinterest

Social Media

Mais vistos

hey!

Se inscreva e receba nossas novidades

Odiamos spam. Pode ficar tranquilo que não faremos você passar por isso.

Categorias